postheadericon Clube de leitura para pré-adolescentes

Avaliação: / 12
FracoBom 

Um clube de leitura para pré-adolescentes pode ser a ferramenta que lhe falta para convencer os seus miúdos a ler.

Se tem um filho pré-adolescente que se interessa por livros, ou se gostava de o ajudar a descobrir o maravilhoso mundo da literatura, um clube de leitura juvenil  pode ajudá-lo a tornar tudo mais divertido e interessante. Este tipo de clube de leitura pode ser uma forma de fazer amigos e socializar fora da escola. Se estiver interessado em realizar este tipo de iniciativa, ficam aqui algumas dicas:

O importante são os pormenores

O primeiro passo para organizar um clube de leitura para miúdos é dar importância aos pormenores. Defina com clareza o número de participantes para que não seja nem grande nem pequeno demais, o ideal serão cerca de 12 participantes. Quando tiver reunido o número de participantes definidos, tem de decidir a periodicidade e o local de reunião.  Normalmente, as reuniões mensais são suficientes para manter as crianças interessadas, dando-lhes também tempo para ler a obra escolhida. No Verão, as reuniões podem acontecer duas vezes por mês, dependendo dos participantes e dos seus horários.

Escolher o local de reunião para o clube de leitura juvenil pode ser um desafio. Provavelmente, não quererá que a sua casa seja o único local de reunião, peça aos outros pais para também disponibilizarem a casa deles para as reuniões. Pode considerar outros locais como a biblioteca local, um centro cultural das redondezas, ou a escola, sendo que para tal terá de estabelecer contactos com os responsáveis desses locais.

As reuniões devem ser organizadas pelos miúdos, mas recomende-lhes que as mesmas durem cerca de hora e meia. Dê-lhes 30  minutos para discutirem o livro, 30 minutos para comerem e confraternizarem e 30  minutos para tratarem das questões relacionadas com o clube, como por exemplo, o livro escolhido para o mês seguinte.

Passe-lhes o comando

Quando se trata de gerir este tipo de clube, o segredo do sucesso é dar aos pré-adolescentes a oportunidade de o tornarem seu. É importantes que organizem e giram o clube à sua maneira, e isso significa dar-lhes o controlo das reuniões e dos livros escolhidos. Os pais podem dar sugestões, mas deixem que eles façam as coisas à maneira deles.

O lanchinho

Não seria uma festa se não houvesse um lanchinho! Trate de lhes arranjar de comer e de beber, e de preferência escolha comida que se relacione com o tema do livro. Por exemplo, se o clube está a ler um livro da colecção “Diário de Um Banana”, faça-lhes um bolo de banana, um pudim de banana, etc. Os membros do clube podem decidir se querem que o anfitrião da reunião é que vai fornecer a comida ou se cada um deve levar comida relacionada com o livro para a reunião.

Escolha um local interessante

Manter o interesse dos miúdos nos livros e no clube de leitura pode ser mais fácil do que aquilo que pensa. Experimente variar os locais de reunião. Por exemplo, organize a reunião numa mata ou jardim próximo da vossa zona e o lanchinho será um piquenique… ou até num castelo!

Que não falte a diversão!

Há muitas maneiras dos pré-adolescente discutirem os livros que escolheram e divertirem-se! Por exemplo, podem:

- Ir à reunião mascarados do personagem que mais gostaram no livro,

- Escrever um fim alternativo para o livro, que partilharão com os outros membros,

- Fazer um objecto relacionado com o livro. Por exemplo, fazer as varinhas se estiverem a ler o Harry Potter,

- Representar uma cena do livro durante a reunião.

Faça perguntas interessantes

Os pré-adolescentes podem ficar sem assunto de discussão ou sem perguntas em relação ao livro, mas uma lista de perguntas pré-preparadas pode animar a discussão. Sugira-lhes que preparem uma lista de perguntas para cada membro responder e explicar ao grupo. Por exemplo:

- O único personagem de quem seria amigo é _____________.

- Se pudesse mudar uma das cenas do livro seria ___________.

- Se pudesse ser uma das personagens do livro seria ____________.

Convide um orador

Outra forma de despertar o interesse dos miúdos é convidar um orador. Este deve conhecer muito bem o livro, ou relacionar-se de alguma forma com ele. Por exemplo, se uma das personagens for piloto de aviões, convide um piloto para falar às crianças sobre a profissão. Ou ainda, se houver uma comida de que se fale no livro, pode convidar alguém que ensine os miúdos a prepará-la.

Uma sessão de cinema

Se o livro seleccionado tiver sido adaptado ao cinema, pode ser interessante os miúdos lerem o livro e depois verem o filme. As diferenças entre um e outro serão um bom tema de discussão.

 

Ponha as mãos à obra, motive os seus filhos para a leitura. Proponha-lhes esta actividade, reúna um pequeno grupo de amigos e formem o vosso próprio clube!

 

 

Próximos Eventos

Não há eventos
e-secretariado.com
Pesquisa
AddThis Social Bookmark Button
Utilizadores Registados
Torne-se um utilizador registado do Portal dos Miúdos.



Utilizadores Online
Temos 466 visitantes em linha
Newsletter Portal dos Miúdos

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades por e-mail.

create counter